SEFALS 2024: o maior encontro de pesquisadores surdos do Brasil
PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO
Clique no vídeo aqui para saber mais sobre nosso evento.
- Tema do evento: “Diálogos Surdos na Ciência: fortalecer redes de conhecimentos, políticas e afetos entre acadêmicos surdos do Brasil”.
- Data do evento: 03, 04 e 05 de outubro de 2024.
- Localização: O evento será 100% presencial e ocorrerá no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário Trindade – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-900.
- Principais Objetivos:
-
-
- Fomentar a formação e o fortalecimento de uma rede de acadêmicos surdos.
- Estimular a cooperação científica e acadêmica entre pesquisadores surdos.
- Promover inovações, pesquisas e desenvolvimento tecnológico em estudos surdos no Brasil.
- Elevar a qualidade da produção científica e tecnológica brasileira nos campos associados aos estudos surdos.
- Propiciar o estabelecimento de parcerias estratégicas para o avanço do conhecimento sobre os estudos relacionados às pessoas surdas e seus saberes linguísticos e culturais.
-
- Público-Alvo: Doutores e doutorandos surdos interessados no avanço da ciência e tecnologia associados à pesquisas sobre Línguas de Sinais e Cultura Surda.
- Formato do Evento: Conferência, palestras, mesas redondas e oficinas.
- Línguas do Evento:
-
-
- Modalidade sinalizada: Libras e Sinais Internacionais.
- Modalidade escrita: Língua Portuguesa e Inglês.
-
- Contato para mais Informações: grupes.ufsc@gmail.com
SAIBA MAIS em https://grupes.paginas.ufsc.br/sefals-2024/
PALESTRANTES E CONVIDADOS
Maartje De Meulder
É uma destacada acadêmica surda e pesquisadora sênior na Universidade de Ciências Aplicadas HU Utrecht, na Holanda, com um foco de pesquisa interdisciplinar em Estudos Surdos, políticas de língua de sinais, tecnologias e interpretação. Ela contribuiu significativamente para a literatura acadêmica, co-editando obras importantes e liderando iniciativas para o desenvolvimento dos Estudos Surdos como campo de pesquisa e ensino. Atualmente, coordena um programa do Erasmus Mundus para estabelecer um Mestrado Internacional em Estudos Surdos Aplicados, evidenciando seu comprometimento com o avanço de acadêmicos surdos. Anteriormente, obteve seu PhD pela Universidadede Jyväskylä, com formações adicionais em Estudos Surdos e Estudos sobre Deficiência pelas Universidades de Bristol e Ghent, respectivamente.
Joseph J. Murray
É professor de Estudos Surdos na Universidade Gallaudet, nos EUA, com publicações extensas em linguística aplicada, direitos humanos e de pessoas com deficiência, direitos linguísticos e estudos surdos. Entre suas contribuições recentes estão diretrizes para a promoção de direitos de línguas de sinais e análises sobre direitos linguísticos humanos na atuação da Federação Mundial de Surdos. Além disso, co-editou coleções influentes como “Deaf Gain” e “The Legal Recognition of Sign Languages”. Atuando como presidente da Federação Mundial de Surdos e Secretário-Geral da Aliança Internacional de Deficiência, Dr. Murray tem mais de 25 anos de experiência em direitos de deficiência a nível internacional, oferecendo sua expertise em diversos países e servindo como especialista independente na Comissão do Governo Norueguês sobre Língua de Sinais. Leciona cursos que incluem Introdução aos Estudos Surdos e Direitos Humanos dos Surdos, trabalhando atualmente a partir da Noruega.
Christian Rathmann
É um renomado professor na Humboldt-Universität de Berlin, na Alemanha, especializado em Interpretação de Língua de Sinais. Sua formação inclui um PhD em Linguística pela Universidade do Texas em Austin. Rathmann é conhecido por suas pesquisas sobre a aquisição da língua de sinais e inclusão educacional de surdos. Entre suas contribuições notáveis, destaca-se a liderança no projeto ‘DGS Korpus’ e a participação como professor visitante CNPQ na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Reconhecido internacionalmente, foi agraciado com a Bolsa de Pesquisa Honorária Alexander-von-Humboldt. Além disso, atua ativamente em organizações científicas, como a Sociedade de Linguística de Língua de Sinais, e em projetos europeus focados no ensino de língua de sinais. Seu trabalho como diretor científico de programas de educação continuada sublinha seu compromisso com a formação de educadores e intérpretes, visando a inclusão e acessibilidade na educação de surdos. Rathmann é uma figura central no avanço dos estudos surdos e da língua de sinais, com publicações influentes que abordam desde o preconceito contra línguas de sinais até a promoção da aquisição da linguagem em crianças surdas.